segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Projeto Rita Lee Mora ao Lado!



O objetivo principal desta montagem é fazer chegar ao público jovem a obra desta artista que é um dos maiores ícones na história da nossa música recente, além de deleitar os já fãs de outros tempos.
Mais do que um espetáculo musical sobre a cantora, RITA LEE MORA AO LADO pretende mostrar a mulher por traz da artista, além de contar um pouco da história do nosso país dos últimos quarenta anos. Mudanças políticas, econômicas, conquistas feministas entre outras, liberdade de expressão, chegada da era digital.....tudo através de seu olhar.

De uma forma ou de outra todo mundo que conheço, tem a Rita Lee como um elemento importante na biografia pessoal – seja por ter uma canção marcando um relacionamento, por afinidades musicais, simpatias com a personalidade, ou até mesmo por aversão de alguma forma, mas o fato é que nenhuma história passa imune após ter algum tipo de contato com ela; como se ela fosse assim... Contagiosa.
Acho que por isso mesmo é muito fácil contar sua biografia pessoal.
A trama desenvolvida no livro do Henrique Bartsch será desmembrada em etapas, e estas etapas seguirão o “código estético” percorrido nas várias fazes da artista:
A infância pontuada por uma narrativa mais clássica – como a música que ouviu ser tocada pela mãe ao piano e que a fez sair dançando; 
A construção cênica psicodélica, com pitadas de “teatro do absurdo” que tanto influenciou/espelhou o rock;
O escracho pop, misturando tendências, estilos e discursos;
Momentos com delicadeza/fragilidade poética de uma bossa nova;

Ao final, o que se pretende é ter um espetáculo original a partir de uma criativa biografia, que não apenas acompanhará a história da artista, como também possibilitará um divertido diálogo com as estéticas e manifestos culturais gerados na metade final do século passado, até o vislumbre do tão sonhado ano 2.000, onde, como num processo de entropia, a própria tendência estética foi, não negar, mas voltar e se reciclar nas próprias origens, em outras palavras: “bossanovear” o rock pela obra dessa criadora incansável.
           
“Depois de tantos anos na estrada, nos bailes da vida, percebo que o prazer de trabalhar com música permanece intacto feito um faraó imortal.”  Rita Lee


OBJETIVO:

PARA QUE MONTAR RITA LEE MORA AO LADO?

O objetivo principal desta montagem é fazer chegar ao público jovem a obra desta artista que é um dos maiores ícones na história da nossa música recente, além de deleitar os já fãs de outros tempos, desde os avós até os netos.
Mais do que um espetáculo musical sobre a cantora, RITA LEE MORA AO LADO pretende mostrar a mulher por traz da artista; sua infância divertida, a adolescência conturbada; seu encontro com a música, seus erros e acertos, seus amores, além de contar um pouco da história do nosso país dos últimos quarenta anos. Mudanças políticas, econômicas, conquistas feministas entre outras, liberdade de expressão, chegada da era digital.....tudo através de seu olhar.
Mais do que uma cantora ou autora, Rita Lee é referência quando se fala da complexidade de um artista sem limites. Desde OS MUTANTES, em 1968 até seu último trabalho em 2003, Rita tem surpreendido e inovado, sempre, como uma criadora incansável.


Peça sobre Rita Lee a mantém no palco
Mel Lisboa fará papel da cantora, cujo último show, se aposentadoria se confirmar, será sábado
26 de janeiro de 2012 | 9h 06
Roberta Pennafort - O Estado de S.Paulo


Desde aquela adorável participação no Festival da Record, com os Mutantes, acompanhando Gil em Domingo no Parque, foram 45 anos pulando de palco em palco. A trajetória da menina de cabelos vermelhos e escorridos e coração desenhado na bochecha foi esquadrinhada no livro Rita Lee Mora ao Lado, do amigo Henrique Bartsch.
Recheada por sucessos, a “biografia alucinada da rainha do rock” deve chegar no segundo semestre ao teatro. Justamente agora que Rita anuncia que vai virar “rata de estúdio”, e não mais de turnês. “Coragem para mudar e continuar. Nem só de palco vive a música, bebê”, ela escreveu no Twitter - a cantora posta sobre o assunto desde sábado, quando fez o anúncio bomba num show no Rio.
Rita aprovou a escolha da atriz a interpretá-la: Mel Lisboa. “Vou fazer aula de canto e de violão. Tive uma fenda nas cordas vocais ano passado, não sou cantora, vou trabalhar forte”, diz Mel, que está grávida de quatro meses e só deve estrear em outubro.
Elas se conhecem: sua mãe, a astróloga Claudia Lisboa, já atendeu a cantora em casa. “Admiro muito a Rita, ela é ousada, e muito importante para a música brasileira. Por ter dado o aval, espero que disponibilize material de pesquisa.”
Quem toca o projeto do musical, há três anos, é o produtor Marcio Macena, que está renegociando os direitos de adaptação com o filho de Bartsch (ele morreu mês passado, depois de ter concordado). De posse da aprovação na Lei Rouanet, Macena vai começar a captação. A direção será de Débora Dubois e a supervisão musical, de Moska.
Dos Mutantes aos anos 90, da Bossa’N’Roll e da Santa Rita de Sampa, vão para o palco os companheiros de música que fizeram parte dessa história: os irmãos Baptista, Gil, Caetano, Roberto de Carvalho.
Rita fez 64 anos dia 31 de dezembro. A notícia da semiaposentadoria (ela já disse ter material para mais cinco CDs de inéditas, sendo que o próximo, Reza, está programado para março), pegou também Macena e Mel de surpresa. “Não sei se será bom ou ruim para a peça. Sei que Rita é uma estrela, não precisamos de um mote”, acredita o produtor.


Projeto Cultural
   


   

   



Identificação
PRONAC
1111854
Nome do Projeto
Rita Lee Mora ao Lado.
CNPJ / CPF
08.405.495/0001-40
Proponente
Cantando na Chuva Criações Artísticas

UF / Mecanismo / Área / Segmento / Processo
UF
SP
Mecanismo
Mecenato
Área Cultural
Artes Cênicas
Segmento
Teatro
Processo
01400.037524/2011-77
Enquadramento
Artigo 18

Síntese do Projeto
Rita Lee Mora ao lado é musical que trás a tona a musicalidade deste ícone do rock and roll nacional de forma nunca antes vista no Brasil. Este musical vai contar a história da trajetória da garota Rita Lee até a fase adulta. Texto adaptado do livro de mesmo nome: Rita Lee Mora ao Lado. Este projeto é a vertente que mostra o nascimento do Rock nacional de forma lúdica e cultural.

Valores
Solicitado (A)
1.807.450,00
Outras Fontes (B)
0,00
Vl.Proposta (C = A + B)
1.807.450,00
Aprovado (D)
1.456.525,00
Vl.Projeto (E = B + D)
1.456.525,00
Captação / Convênio (E)
0,00



Situação
Dt.Situação
16/01/2012
Situação
E10 - Autorizada a captação total dos recursos

Providência Tomada
Abertura de conta bancária de livre movimentação em 17/01/2012






Última Tramitação
Emissor
Iam R. Antunes
Dt.Envio
12/01/2012
Estado
Recebido
Destino
SEFIC/GEAR/SACAV
Receptor
Rayana S D da Silva
Dt.Recebimento
13/01/2012

Despacho
Para elaboração da portaria que autoriza a captação de recursos.

Localização atual do projeto
A localização atual do projeto só será alterada após o recebimento do projeto na unidade destino.



EUREKA! PRODUÇÃO CULTURAL E RESPOSABILIDADE SOCIAL.

A EUREKA é uma nova forma de conhecimento acerca das possibilidades de exercício da responsabilidade social, ambiental e cultural, tanto em órgãos públicos como empresas. Divulga trabalhos, marcas, estudos e ações relacionadas à gestão cultural e de responsabilidade social.

Os projetos da EUREKA são desenvolvidos em parceria com diversos consultores, de acordo com a demanda x know-how do profissional. Não se constitui como empresa, mas sim como promotora de ações de responsabilidade socioambiental e cultural. A EUREKA divulga trabalhos, marcas, estudos e ações relacionadas à gestão.


A EUREKA PRODUÇÃOO CULTURAL E RESPOSABILIDADE SOCIAL

Desenvolve:

·         Consultoria, planejamento, criações de desenvolvimento em comunicação e marketing para a sustentabilidade, meio ambiente, cultura e sociedade.

·         Implantação de processos e procedimentos relacionados à gestão de resíduos sólidos incluindo logística reversa, em organizações públicas e privadas.

·         Cursos de legislação cultural, gestão da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável para grupos, empresas e governo.

·         Promoção de eventos empresariais conforme sua necessidade.

·         Produção de conteúdos para seminários, congressos e fóruns, cartilhas, relatórios e apresentações na área da responsabilidade social e cultural.

·         Palestras contratadas para temas relacionados à Gestão Ambiental e Responsabilidade Social; Planejamento; Negócios; Marketing; Comunicação e Legislação Cultural.

·         Projetos de Lei de Incentivo à Cultura nas esferas Federais, Estaduais e Municipais.
Contato


João Paulo Mesquita Rolim - EUREKA
Coordenador de Projetos Culturais e Desenvolvimento Sustentável
e-mail: arautinga@gmail.com
Celular: 0 55 11 6633 4061

Nenhum comentário:

Postar um comentário